Background

A CONTABILIDADE
QUE A SUA EMPRESA PRECISA!

Abra sua empresa e tenha uma contabilidade completa.

Converse conosco!
Background

JÁ POSSUI EMPRESA ABERTA E
QUER MUDAR DE CONTABILIDADE?

Nós migramos toda a contabilidade de forma rápida e fácil.

Converse conosco!
Background

AQUI A SUA EMPRESA ESTARÁ MAIS
ORGANIZADA E PLANEJADA FINANCEIRAMENTE.

Converse conosco!

Notícias

PI - Edital para habilitação do ICMS Ecológico 2022 será lançado em breve

O edital está pronto, faltando apenas a aprovação do Questionário de Avaliação pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA), etapa indispensável prevista em decreto

Este ano o ICMS Ecológico passa a ter como regra norteadora o Decreto Estadual Nº 19.042/2020, publicado em Diário Oficial do Estado do Piauí, em 06 de julho de 2020.

Estruturalmente, este ordenamento legal reorganiza os itens relacionados aos critérios de elegibilidade e aperfeiçoa alguns requisitos, conforme demandas mais recentes. Contudo, não estão previstas mudanças significativas.

Segundo Aline de Araújo Lima, coordenadora da Comissão de Desempenho Ambiental, a decisão por embasar o certame deste ano neste regulamento segue um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e visa aperfeiçoar os mecanismos de auditoria em consonância com a legislação ambiental e normas técnicas mais atuais, priorizando o Princípio Constitucional da Eficiência.

Alinhado ao parecer da PGE, ainda que a promulgação do Decreto Estadual n°19.526, de 11 de março de 2021, tenha restaurado a vigência e eficácia dos Decretos Estaduais n°s 14.861/2012 e 16.445/2016, este foi aplicado exclusivamente para a regência do procedimento de certificação para fins de expedição do Selo Ambiental 2021 (vide art. 1°, §2°). De modo que, como depois disso não houve qualquer ato que interrompesse novamente a eficácia do Decreto Estadual n° 19.042, de 22 de junho de 2020, este deve ser aplicado para a certificação ambiental estadual do ano de 2022.

Sobre toda essa questão legal, vale destacar, que os decretos que regiam os editais anteriores, formulados há oito anos e seis anos atrás, estão em descompasso com a atual realidade, em que as pautas ambientais ganham cada vez mais notoriedade e importância, diante de sua flagrante transversalidade em todas as áreas da administração pública.

“Tem se observado uma preocupação crescente dos municípios para se capacitarem e buscarem soluções para as questões ambientais, de maneira que a superveniência do novo decreto vai ao encontro da diretriz principal do ICMS Ecológico, qual a seja a descentralização da gestão ambiental do Estado do Piauí, resultando em ganhos para todos, principalmente o meio ambiente”, destaca o Secretário de Meio Ambiente, Daniel Marçal.

Por fim, a coordenadora da Comissão de Desempenho Ambiental Aline Lima ressalta que “o ICMS é, sobretudo, uma ‘premiação’ para ações municipais que devem ser implementadas de forma permanente e continuada, por exigência constitucional, independentemente, da processo de certificação do selo ambiental”.


Compartilhar


Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

Coordenação

Coordenação

Departamento Fiscal

WhatsApp
Coordenação

Coordenação

Contabilidade

WhatsApp
Coordenação

Coordenação

Departamento Pessoal

WhatsApp
WhatsApp